Sergat: Specialist Communications Agency for Tourism

A Accor e a Inspired By KM lançam “ibis unlocked” para apoiar os jovens mais afastados do mercado de trabalho e encaminhá-los para novas oportunidades

Uma iniciativa global de mobilidade social cocriada pela Accor e pela Inspired By KM para apoiar os jovens NEET e desbloquear o seu potencial

 

-Resposta a um grande desafio global: 200 milhões de jovens atingirão a idade ativa nos próximos anos, face a cerca de 400 milhões de postos de trabalho previstos em determinados territórios*, e quase 1 em cada 5 jovens não estuda, não trabalha nem recebe formação.**

-Contribuição para um objetivo a longo prazo: apoiar e melhorar a empregabilidade de 20.000 pessoas mais afastadas do mercado de trabalho até 2030, no âmbito do plano de ação “Hosting Change” do Grupo Accor.

-Lançamento em 2026 em 4 países: Brasil, França, Marrocos e Tailândia, com uma implementação inicial nos hotéis ibis.

PARIS, 30 de junho de 2026 – Accor, líder mundial no setor hoteleiro, e Inspired By KM (IBKM), uma fundação juvenil fundada por Kylian Mbappé, anunciam o lançamento de “ibis unlocked”.

Esta iniciativa de mobilidade social tem como objetivo apoiar os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam formação, oferecendo-lhes percursos progressivos para recuperar a confiança, desenvolver as suas competências e aceder a novas oportunidades profissionais.

Um problema social global: milhões de jovens à margem do mercado de trabalho

Em todo o mundo, milhões de jovens enfrentam obstáculos estruturais no acesso ao emprego: falta de oportunidades, ausência de modelos a seguir e perda de confiança.

Na próxima década, 1.200 milhões de jovens atingirão a idade ativa nos países em desenvolvimento, enquanto se prevê a criação de apenas cerca de 400 milhões de postos de trabalho. Ao mesmo tempo, quase um em cada cinco jovens não estuda, não trabalha nem recebe formação.

Perante esta realidade, a Accor e a Inspired By KM comprometem-se a agir de forma concreta para que estes jovens possam recuperar a confiança e identificar perspetivas de futuro.

Neste sentido, desenvolveram em conjunto um ecossistema que combina uma abordagem digital, apoio humano e experiência no terreno, de forma a oferecer uma solução operacional e escalável para os desafios da inclusão e da empregabilidade.

Uma abordagem concreta e progressiva para acompanhar os jovens rumo ao emprego

Lançado no Brasil, em França, em Marrocos e na Tailândia, o “ibis unlocked” acompanha os jovens em cada etapa do seu percurso através de uma abordagem concreta e progressiva: reforçando a sua autoconfiança e empregabilidade através do desenvolvimento de competências comportamentais, com recurso a 15 módulos de autoformação acessíveis via WhatsApp, que permitem chegar até aos jovens onde quer que estejam e restabelecer o vínculo quando se encontram fora dos sistemas tradicionais:

-Facilitando o acesso a formação profissional e certificada, graças a ONG parceiras que identificam, recrutam e prestam apoio personalizado aos beneficiários.

-Oferecendo-lhes experiências concretas nos hotéis ibis, que incluem imersões e visitas a hotéis, estágios e descoberta de profissões.

-Com mais de 2.500 hotéis em 82 países, a ibis representa a maior rede hoteleira do Grupo e uma alavanca fundamental para implementar esta iniciativa em grande escala.

No âmbito desta iniciativa, a Inspired By KM e a Accor irão organizar uma semana educativa no Brasil, no outono de 2026, que reunirá jovens, beneficiários e profissionais do setor. Esta semana promoverá o intercâmbio, a partilha de experiências e a definição de percursos adaptados a cada pessoa.

Um compromisso a longo prazo

O “ibis unlocked” constitui um primeiro passo no âmbito de uma iniciativa mais ampla de mobilidade social liderada pela Accor e pela Inspired By KM.

O programa tem prevista uma expansão gradual, mobilizando outras marcas do Grupo para diversificar as oportunidades de imersão e ampliar o seu impacto junto de novos públicos.

A iniciativa está integrada no plano de desenvolvimento sustentável Hosting Change da Accor e, mais especificamente, no pilar “Libertar o talento de cada pessoa”, que visa apoiar e certificar mais 20.000 pessoas atualmente desempregadas até 2030.

Está prevista uma nova fase de implementação a partir do outono de 2026, com a ambição de se expandir geograficamente nos próximos anos.

Sébastien Bazin, Presidente e Diretor Executivo da Accor: “Por trás destes jovens há histórias, dúvidas e, muitas vezes, uma falta de perspetivas. Com a Inspired By KM, criámos um programa concreto, enraizado nos nossos territórios e nas nossas profissões, para devolver a confiança e abrir caminhos rumo ao emprego. O setor hoteleiro pode ser um poderoso motor de transformação.

Fayza Lamari, Presidente da Inspired By KM: “O talento está em todo o lado, mas muitas vezes precisa de ser reconhecido para existir. O nosso papel é ajudar os jovens a recuperar a confiança em si mesmos, a mudar a perceção que têm sobre as suas capacidades e a visualizar o seu futuro. Com a Accor, estamos a criar uma estrutura concreta que lhes permite progredir ao seu próprio ritmo e encontrar o seu lugar.”

 

DOWNLOAD WORD

DOWNLOAD PHOTO