
21 May A NOVOTEL CELEBRA UM ANO DE COMPROMISSO COM OS OCEANOS E DE PARCERIA SUSTENTÁVEL COM A WWF
A NOVOTEL LANÇA PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE DOS PRODUTOS DO MAR COM A WWF E ANUNCIA UMA NOVA AMBIÇÃO “PLANT-FORWARD” ANTES DO DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
Paris, 21 de maio de 2025 – Antes do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a Novotel tem o orgulho de assinalar o primeiro aniversário da sua transformadora parceria de três anos com o World Wide Fund for Nature (WWF), reafirmando o seu compromisso de proteger o bem-estar e a longevidade dos oceanos com o lançamento de duas novas políticas alimentares: Os Princípios dos Produtos do Mar Sustentáveis da Novotel, em parceria com a WWF França, e o lançamento de uma ambição alimentar pioneira e global Plant-Forward em 600 hotéis.
“Na Novotel, estamos a tomar medidas decisivas para proteger os nossos oceanos, e a parceria com a WWF é uma força motriz deste compromisso”, declarou Jean-Yves Minet, Presidente Global da Marca Novotel. “Através da sua orientação e experiência, podemos impulsionar a mudança em escala nos nossos 600 hotéis e mais amplamente na indústria e nas comunidades que alcançamos. Na Novotel, estamos empenhados em tornar mais fácil fazer escolhas que tenham um impacto positivo na longevidade do planeta, na vida marinha e nas gerações futuras. Desde o fornecimento responsável a uma abordagem “Plant-Forward”, a nossa estratégia de impacto nos oceanos foi concebida para impulsionar mudanças reais. Juntos, podemos liderar o caminho para um futuro mais saudável e sustentável – uma escolha positiva de cada vez.”
ALIMENTOS DELICIOSOS, MAIS SAUDÁVEIS E MAIS SUSTENTÁVEIS
Os novos Princípios dos Produtos do Mar Sustentáveis foram criados em parceria com a WWF e liderados pelos especialistas em pescas da WWF França. As novas diretrizes, lançadas globalmente nos 600 hotéis Novotel, incluem a proibição de 350 espécies de produtos do mar ameaçadas de extinção e a promoção da pesca responsável até 2027, servindo apenas espécies selvagens capturadas com certificação MSC ou peixe local de origem responsável, e utilizando produtos do mar de viveiro com certificação ASC ou biológica para o salmão e o camarão, promovendo a colaboração dos fornecedores sempre que necessário. A WWF França criou o Sustainable Seafood Training, um programa de formação global abrangente para os chefes de cozinha da Novotel e para as equipas de restauração e compras, e está a trabalhar em conjunto com a Novotel e a Accor para melhorar a rastreabilidade.
Além disso, a Novotel foi pioneira na ambição Plant-Forward1, tendo como objetivo que todos os seus 600 hotéis tenham um mínimo de 25% de menus à base de plantas até 2026. Atualmente, 39% dos hotéis dedicam pelo menos 25% dos seus menus a opções à base de plantas. A Novotel está empenhada em oferecer uma filosofia líder de mercado, saborosa, sustentável e Plant-Forward em grande escala, orientada por um instituto de culinária líder.
EDUCAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO
A Novotel acolhe mais de dois milhões de estadias familiares por ano e, este verão, as famílias na Novotel irão experimentar dois novos jogos de entretenimento educativo concebidos pela WWF França e pela Novotel para inspirar e capacitar as crianças a serem embaixadoras do oceano. “Guardiões do Mediterrâneo” é um jogo interativo de cartas e digital inspirado no barco Blue Panda da WWF, criado para educar as famílias sobre a conservação dos oceanos de uma forma divertida e envolvente. “Sea Turtle” é um quiz digital animado que ajuda as crianças a aprenderem sobre as ameaças enfrentadas durante a migração das tartarugas, incluindo equipamentos de pesca fantasma, plástico e poluição.
“Inspirar e educar a próxima geração é fundamental para proteger o nosso oceano”, acrescentou Jean-Yves. “Ao envolver as mentes jovens através do jogo, plantamos as sementes da consciência, empatia e ação para um futuro marinho mais saudável e mais sustentável. Como marca líder de hotéis para famílias, a Novotel está perfeitamente posicionada para defender esta missão vital.”
UM ANO DE PROGRESSO: REFORÇAR O COMPROMISSO DA NOVOTEL COM OS OCEANOS
Desde o seu lançamento em junho de 2024, a Novotel tem feito progressos significativos para cumprir o seu plano de preservação dos oceanos e de impacto sustentável:
1/ REDUZIR O IMPACTO
-O compromisso do Novotel em reduzir o seu impacto alinha-se com a missão da Accor, líder no sector, rumo a de uma hospitalidade positiva, incluindo:
-Eliminação progressiva dos plásticos de uso único nas operações dos hotéis Novotel.
-Instalação de dispensadores de grande formato e recarregáveis nos hotéis.
-Minimização do desperdício alimentar através de soluções inovadoras e do envolvimento dos clientes.
-Lançamento de projetos-piloto de filtros de microplástico em dois hotéis Novotel2 em França para reduzir o impacto da lavandaria dos hotéis.
2/ ESCOLHAS ALIMENTARES DELICIOSAS, MAIS SAUDÁVEIS E MAIS SUSTENTÁVEIS
Para além da nova ambição Plant-Forward e dos Princípios de Produtos do Mar Sustentáveis, a Novotel implementou ações significativas:
-No primeiro trimestre de 2025, em colaboração com a WWF, foi lançado um Projeto de Melhoria das Pescas (FIP) gerido a nível mundial, incluindo o apoio ao FIP da lula indiana em Kerala, na Índia.
-Foi lançada uma parceria com a Seafood Souq para garantir que todos os fornecedores e produtos do mar são integrados no SFS Trace e cumprem os standards de rastreabilidade exigidos, incluindo um projeto-piloto de 18 hotéis no Médio Oriente3.
-Foi lançado na Europa, em colaboração com a WWF França, um projeto de aquisição da Seafood Taskforce, que trabalha diretamente com cinco fornecedores para melhorar a rastreabilidade, como parte do compromisso da marca em apoiar a ambição da WWF de uma mudança setorial em toda a cadeia de abastecimento.
3/ REFORÇAR A EDUCAÇÃO E A SENSIBILIZAÇÃO PARA OS OCEANOS
A Novotel está empenhada em sensibilizar para a importância do oceano na vida moderna, inspirando as equipas dos hotéis, os clientes e as comunidades a contribuírem positivamente para uma vida mais equilibrada com o oceano.
-Nova formação global de sensibilização para os oceanos para todas as equipas Novotel em todos os 600 hotéis, melhorando os seus conhecimentos e inspirando a sua ação e compromisso. A formação foi desenvolvida em parceria com a AXA Climate.
-Nova formação da WWF sobre produtos do mar sustentáveis: para todas as equipas de chefes de cozinha, F&B e compras, incluindo o impacto da sobrepesca, o abastecimento sustentável de produtos do mar e as melhores práticas de sustentabilidade nos restaurantes.
-Eventos educativos e de entretenimento no hotel, programação e jogos para inspirar ações positivas entre a comunidade Novotel.
4/ CONTRIBUIR PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO
A Novotel apoia projetos essenciais de conservação da WWF França em todo o mundo, investindo para apoiar o impacto dos oceanos, a investigação e a ação através de projetos críticos.
4.1/ A proteção da Posidónia no Mediterrâneo
-Onde: Europa.
-Porquê: Por hectare, o prado de Posidonia sequestra cinco a sete vezes mais carbono do que a floresta tropical.
-Situação: Planos de ação em curso em 9 cidades costeiras; 8 campos de ancoragem em projeto; e 73 conversões de boias concluídas em 2024 e 41 planeadas em 2025.
4.2/ A identificação e a eliminação das “equipamentos de pesca fantasma”
-Onde: Mar Mediterrâneo
-Porquê: Os equipamentos de pesca perdidos, abandonados ou de outro modo descartados constituem uma grande ameaça para a vida marinha
-Situação: Mais de 1.000 hectares prospetados em Bonifácio; várias4 redes identificadas; recuperação piloto com robots submarinos prevista para 2025-2026; novas missões de prospeção em Calanques e Ajaccio planeadas
4.3/ Apoiar o barco Blue Panda da WWF França
-Onde: Europa – França, Grécia, Turquia, Itália e Croácia.
-Porquê: O Blue Panda navega pelo Mediterrâneo realizando missões para desenvolver soluções e recomendações baseadas na ciência para proteger a vida marinha mediterrânica, para sensibilizar o público e liderar missões de lobbying junto de países e comunidades.
-Situação: campanha 2024 concluída em França, Grécia, Turquia, Itália e Croácia; visitas educativas a mais de 550 crianças em França; sistema anticolisão de Cap Cétacés testado; estudos de prospeção de equipamentos de pesca fantasma e de zonas marinhas protegidas realizados; o Blue Panda estará em Nice de 8 a 14 de junho para a UNOC com eventos para as partes interessadas.
4.4/ Seguimento e localização das tartarugas marinhas
-Onde: A nível mundial, com especial incidência na Ásia-Pacífico
-Porquê: Seis das sete espécies de tartarugas marinhas continuam ameaçadas pela captura, pelo comércio ilegal, pela pesca comercial e pela perda de praias de nidificação. Mapeamento das praias de nidificação, dos corredores migratórios e das zonas de alimentação das populações críticas de tartarugas.
-Situação: Iniciativa “Corredores Azuis” lançada em outubro de 2024; mais de 12.600 tartarugas seguidas a nível mundial; recolha de dados e análise da conetividade em curso em 2025; atualização a publicar pelo WWF na UNOC 2025.
5/ Proteger as tartarugas marinhas do Atlântico Ocidental
-Onde: Escudo das Guianas
-Porquê: A mobilização da sociedade civil e a luta contra a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada ajudarão a proteger as tartarugas-de-couro que se reproduzem nas zonas costeiras das Guianas e as tartarugas verdes e oliváceas do Brasil à Venezuela.
-Situação: Lançamento do programa de jovens embaixadores; delegação regional participará no UNOC em junho de 2025; projetos no terreno, incluindo formação de eco-guias, ciência cidadã e ações de sensibilização em curso até 2025-2026.
Ludovic Frère Escoffier, Diretor do Programa Oceano, WWF França, afirmou: “Proteger os oceanos significa também proteger o nosso futuro comum. Perante as ameaças crescentes da sobrepesca, da poluição e da perda de biodiversidade, os agentes económicos têm um papel fundamental a desempenhar. Congratulamo-nos com o empenho da Novotel em integrar a preservação dos ecossistemas marinhos na sua estratégia. Ao colaborar com empresas influentes no sector do turismo, estamos a acelerar a transição para práticas mais sustentáveis e responsáveis que são compatíveis com a resiliência dos oceanos.”
“O oceano é a maior fonte de equilíbrio do nosso planeta – os “pulmões do mundo'”, acrescentou Jean-Yves Minet. “Regula o clima, apoia os meios de subsistência e protege os ecossistemas. Mas esse equilíbrio está em risco. Para garantir um futuro sustentável, temos de reequilibrar a nossa relação com os oceanos, reduzindo o nosso impacto e garantindo a saúde marinha. O nosso bem-estar está profundamente ligado à saúde dos oceanos. Proteger o oceano não é apenas uma questão de ambiente, é também uma questão de apoiar a saúde e a longevidade humanas”.
O QUE SE SEGUE PARA A NOVOTEL? MEDIDAS POSITIVAS PARA UM IMPACTO NA LONGEVIDADE DOS OCEANOS
-Olhando para o futuro, a Novotel continua empenhada em ampliar o seu impacto através de:
-Colaboração com os líderes do sector na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Nice, para promover uma mudança significativa
-Formação sobre produtos do mar sustentáveis da WWF – lançamento no verão de 2025
-Formação de sensibilização para os oceanos em parceria com a AXA Climate – lançamento no verão de 2025
-Alargar as práticas em matéria de produtos do mar sustentáveis a todos os hotéis
-Incorporação de uma nova estratégia de menu Plant-Forward em todos os hotéis
-Introdução de novos programas de envolvimento dos clientes centrados na preservação dos oceanos
-Continuar a apoiar projetos críticos de preservação dos oceanos da WWF França em todo o mundo
Para obter mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade da Novotel, conhecer a nossa parceria com a WWF e ler o Relatório de Impacto nos Oceanos da Novotel na íntegra, visite Novotel – Ocean
6 DELICIOSOS PRATOS À BASE DE PLANTAS @ NOVOTEL HOTELS
-Azzurra Kitchen @ Novotel Monte Carlo.
Hummus de beterraba e grão-de-bico com tahini, ervas aromáticas frescas, legumes de primavera e rebentos de beldroegas.
-MOKU @ Novotel Cairns Oasis Resort
Salada de pata-de-vaca verde com pata-de-vaca verde e cenoura, abacate, ervas aromáticas, edamame, molho nam jim, bolachas de mandioca e lima queimada
-Novotel Melbourne Airport – Restaurante e Bar Boccata
Rigatoni com Tomate Confitado, Stracciatella e Pangrattato
-Bokan @ Novotel London Canary Wharf
Tofu de lima preta, caldo Dashi com compota de cebola e espinafres – parte da experiência de degustação vegan e do brunch vegan livre
-Flying Elephant @ Novotel Dubai Al Barsha
Zameen Ke Kebab, beterraba glaceada com mel, mascarpone picante, coulis de ameixa Masala
-Ici&là @ Novotel Strasbourg Centre Halles
Hambúrguer Quinoa Lover com galette de quinoa e chili, cheddar da Alsácia, pesto rosso, beringela, curgete e salada verde
Imagens: CLIQUE AQUI
Notas aos editores
1Definição de “Plant-Forward”: Plant-Forward, que inclui dietas vegetarianas, veganas e flexitarianas, é uma escolha de estilo de vida que colhe os benefícios para a saúde e sustentabilidade da alimentação vegetariana e vegana, ao mesmo tempo que continua a desfrutar de produtos animais, como carne, peixe e lacticínios, com moderação.
2Hotéis Novotel que participam no projeto-piloto de microplásticos: Novotel Reims Tinqueux e Novotel Lens Noyelles
318 hotéis Novotel que participam no Seafood Souk: 1 hotel no Barém, 1 hotel em Omã, 7 hotéis na Arábia Saudita, 9 hotéis nos
4O número exato de redes identificadas será comunicado pelo WWF França após 23 de maio
DOWNLOAD PHOTO
DOWNLOAD WORD