17 Mar PLAY antecipa lucros de exploração no segundo semestre deste ano
Reikiavik, 17 de marzo de 2022 – Apesar do ambiente empresarial difícil, a PLAY prevê que a segunda metade de 2022 produza uma margem EBIT positiva à medida que a sua operação transatlântica de hub-and-spoke se torna operacional. A PLAY teve 16,4 milhões de USD em receitas no ano passado e a perda líquida para o ano foi de 22,5 milhões. As receitas foram inferiores ao previsto devido ao impacto negativo da COVID-19, mas as despesas operacionais estiveram de acordo com as expectativas.
Os resultados financeiros para 2021 estavam de acordo com o facto de que a PLAY ainda se encontra em fase de desenvolvimento e, como tal, não se esperava que fosse rentável no primeiro ano de funcionamento, tendo apenas começado a funcionar em junho. O impacto da COVID-19 também abrandou a trajetória de crescimento e reduziu as receitas e o fator de carga para o ano. Esta tendência foi agora invertida, a utilização está a crescer e as perspetivas são positivas para este ano, uma vez que os mercados assinalam uma procura significativa de viagens acumulada ao longo dos últimos dois anos de restrições de deslocação.
Dado que o impacto negativo da pandemia da COVID-19 diminui, os efeitos da invasão russa da Ucrânia constituem um novo desafio e o impacto na PLAY tem sido até agora limitado ao aumento do preço do petróleo. A PLAY estima que, com base na situação atual do mercado, este aumento de preços relacionado com a guerra irá aumentar os seus custos em cerca de 10 milhões de USD este ano. Este custo será coberto com uma ênfase ainda maior na redução dos custos operacionais, bem como na introdução de uma sobretaxa de combustível, semelhante à que muitos dos concorrentes da PLAY já têm em vigor.
Atualmente, a PLAY não tem quaisquer planos para angariar fundos adicionais, uma vez que a sua posição de caixa é sólida, a empresa não tem dívidas remuneradas e o fluxo de reservas é forte e crescente.
A PLAY estava em vias de implementar uma estratégia de cobertura do preço do petróleo quando a invasão ocorreu, provocando o aumento do preço do petróleo e, depois, flutuações significativas. Como a evolução futura do mercado é muito pouco clara e os mercados estão a reagir a fatores externos possivelmente de curto prazo mas extremos, a PLAY não implementará a sua estratégia de cobertura até que a visibilidade no mercado aumente. A PLAY irá contudo reforçar os seus esforços para reduzir os custos em toda a sua operação, a fim de assegurar que o impacto da flutuação dos preços do petróleo no fluxo de caixa e nas margens seja mantido a um nível mínimo.
O último trimestre foi movimentado para a PLAY. As vendas de bilhetes para os voos dos EUA foram lançadas em dezembro, o que constituiu um feito significativo e abriu um novo capítulo na expansão da PLAY. A PLAY tinha cerca de 150 funcionários no final do ano, mas estima-se que cresça para cerca de 300 funcionários no verão de 2022, quando estiver a operar seis aeronaves na sua rede transatlântica, ligando a Europa aos EUA através da base de origem da PLAY na Islândia.
«2021 foi um ano de muitos grandes feitos assinaláveis e vitórias para a PLAY. Começámos as nossas operações de voo, cotadas na bolsa de valores Nasdaq First North, e desfrutámos de uma receção muito calorosa, tanto dos passageiros quanto dos investidores, mostrando assim a clara necessidade de uma nova companhia aérea islandesa de baixo custo. O ano foi, evidentemente, afetado por onda após onda de COVID-19, mas pudemos utilizar a nossa flexibilidade para minimizar ao máximo o impacto negativo e estamos absolutamente no bom caminho para concretizar a nossa visão de fazer da PLAY numa companhia aérea lucrativa, que opera uma rede transatlântica de hub-and-spoke. O nosso fluxo de reservas é forte, os nossos novos destinos têm sido muito bem recebidos e acredito que estamos a expandir a nossa rede e operação precisamente no momento certo, à medida que a procura no mercado aumenta. A nossa arma secreta é a nossa equipa super profissional e ambiciosa em todas as funções da empresa, uma equipa que está concentrada em trabalhar em conjunto para atingir os seus objetivos e divertir-se ao mesmo tempo. Estamos a entrar num novo e entusiasmante capítulo da saga PLAY, sendo que estou ansioso por trabalhar para o futuro juntamente com a espantosa equipa das pessoas da PLAY», diz Birgir Jónsson, CEO da PLAY.
DOWNLOAD DOC