Accor, um grupo hoteleiro pioneiro na definição dos seus objetivos de descarbonização utilizando o método SBTI

A ACCOR CRIOU UMA PLATAFORMA COM TODOS OS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA MONITORIZAR AS EMISSÕES

O Grupo Accor é um dos seis maiores grupos hoteleiros do mundo, pioneiro na definição dos seus objetivos de descarbonização, com um plano de compromissos muito concretos, seguindo os procedimentos definidos pela plataforma SBTI (Science Based Target Initiative), com a qual se associou, que ajuda a conceber e a desenvolver um plano de redução do impacto da pegada de carbono.

«Os regulamentos estão em constante evolução na UE e isso faz-nos avançar de uma forma mais séria, mas na Accor queríamos ir mais longe, o que nos levou a aderir à iniciativa SBTI, comprometendo-nos a atingir uma pegada de carbono zero até 2050 e a tornarmo-nos membros da Business Ambition for 1.5° e da Race to zero», afirma Cristina Ramos, CSO para a Europa e Norte de África da Accor.

Entre outros procedimentos delineados pela iniciativa SBTI, a Accor está a implementar medidas de eficiência energética nos hotéis, tendo em conta que, no setor hoteleiro, 78% do impacto na pegada de carbono provém do consumo de energia dos estabelecimentos, sendo o restante impacto proveniente de outros elementos como, por exemplo, alimentação, compras, entre outros.

Para monitorizar as emissões, a Accor criou um painel de controlo com todos os indicadores de sustentabilidade. Este painel de controlo é composto por diferentes módulos: o módulo de impacto de CO2 do estabelecimento, o módulo de consumo de energia, o módulo de emissões de âmbito 3 (incluindo as compras do hotel), o módulo de monitorização do consumo de água, a gestão dos diferentes tipos de resíduos e o controlo dos resíduos alimentares, bem como o módulo de rastreabilidade sobre a eliminação do plástico de utilização única e outros módulos ligados a indicadores sociais.

Isto permitirá que a Accor tenha uma pegada de carbono específica para cada um dos hotéis do grupo, permitindo-lhes implementar planos de ação específicos e, assim, medir a sua eficácia, uma vez que é efetuada uma análise muito precisa do consumo de energia, também associada às alterações climáticas. Este painel de controlo está nas mãos do proprietário do hotel, que fará os investimentos necessários para conseguir a descarbonização, e do diretor do hotel, que controlará o funcionamento diário do hotel.

Para o efeito, foram realizadas campanhas de sensibilização das equipas a todos os níveis, a fim de as envolver ativamente. Estas campanhas traduzem-se em cursos de formação entre os seus funcionários, criando um guarda-chuva, de baixo para cima, até que a sensibilização chegue também ao cliente e este possa compreender por que razão a temperatura deve permanecer nos 19 graus no inverno, por exemplo, e os impactos ambientais, para que também os possa ter em conta.

Atualmente, a Accor está a meio de um processo de certificação verde em termos de gestão hoteleira. O objetivo é que, até 2026, todos os hotéis Accor sejam certificados, dando ao cliente final a opção de escolher o hotel com base nesta certificação.

A Accor está a candidatar-se aos seguintes selos de certificação: Greenglobe (iniciativa privada) e Greenkey (iniciativa sem fins lucrativos). Ambas as marcas têm um elevado prestígio e uma cobertura internacional, com homólogos em todos os países onde estão presentes.

DOWNLOAD PHOTO

DOWLOAD WORD